A conceituada revista VEJA (edição nº. 2.152, de 17/02/2010, págs. 78-80) lançou seu primeiro ranking das melhores cachaças do Brasil, em duas categorias: envelhecida e não envelhecida (branca).
Na categoria envelhecida, das cinco marcas eleitas, três são de Minas Gerais, sendo duas de Salinas e uma de Betim: Anísio Santiago / Havana (1º. lugar), Canarinha (2º. lugar) e Vale Verde (3º. lugar). Em seguinda vem Nêga Fulô, do Rio de Janeiro (4º. lugar) e Armazém Vieira, de Santa Catarina (5º. lugar).
Na categoria não envelhecida (branca), as cinco marcas eleitas foram: Volúpia (AL) e Serra Limpa (PB), empatadas em 1º. lugar, Coqueiro (RJ), em 2º. lugar, Santo Grau (RJ), em 3º. lugar e Serra Preta (PB), em 4º. lugar.
O fato é que conceituadas revistas do país estão reverenciando a cachaça, bebida genuinamente brasileira, que até pouco tempo era discriminada pela elite. Recentemente, a revista Playboy (edição de agosto de 2009) lançou seu ranking de cachaça. Outras revistas, seguindo a moda, estão lançando seus rankings. Bom para o agronegócio da cachaça, sobretudo a artesanal, que carece de divulgação na mídia tendo em vista que é ainda uma atividade econômica em consolidação no mercado brasileiro e no exterior.
Publicado por Roberto Carlos Morais Santiago
em 08/05/2010 às 00h35