Belíssima imagem da construção da Catedral de Montes Claros no início do século XX. Em frente o cemitério da cidade [Foto Facella].
Hoje, dia 13 de setembro, comemora-se o Dia Nacional da Cachaça no Brasil. Data símbolo da mais genuína bebida brasileira: a cachaça. Sua produção vem desde o século XVI e, desde então, se espalhou por todo o território brasileiro participando do folclore e da cultura brasileira.
O município de Salinas, localizado na mesorregião Norte de Minas, destaca-se nacionalmente como principal referência na produção com mais de sessenta marcas, algumas de renome nacional e internacional.
Um brinde aos produtores de todo o Brasil que buscam manter a tradição da cachaça, uma riqueza econômica e cultural que merece todo o nosso respeito.
Recebi convite do amigo advogado e escritor Cláudio Luiz Gonçalves de Souza para participar do lançamento do livro "Zeca tropeiro, um herói brasileiro", de sua autoria, previsto para o dia 23/05/2015, às 18 horas, na Funarte/MG em Belo Horizonte (Rua januária, 68, Centro).
Ocorreu no dia 18 de julho de 2014, durante o evento do XIII Festival Mundial da Cachaça de Salinas, o lançamento da marca de cachaça Havaninha, produzida pelo empresário Osvaldo M. Santiago. É filho do lendário Anísio Santiago (1912-2002), fundador/produtor das cachaças Havana & Anísio Santiago, consideradas marcas ícones da cachaça produzida na região de Salinas. O site da cachaça Havaninha: http://www.cachacahavaninha.com.br.