Roberto Santiago
Textos e reflexões
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
CÂMARA MUNICIPAL DE SALINAS FAZ 130 ANOS



(sede da atual Câmara Municipal de Salinas)


 
A Câmara Municipal de Salinas fez 130 anos no dia 19 de janeiro de 2013. O feito histórico é decorrente da instalação da 1ª Câmara Municipal ocorrida no dia 19 de janeiro de 1883, final do século XIX, ainda no II Império de D. Pedro II. Com a instalação da 1ª. Câmara Municipal efetivou-se, de fato e direito, a emancipação política e administrativa do município de Santo Antônio de Salinas, criado pela pela Lei Provincial nº. 2.275, de 18 de dezembro de 1880. Os primeiros vereadores eleitos de Santo Antônio de Salinas tomaram posse na Câmara Municipal de Rio Pardo, onde foi instalada.
 
Eis o teor da ata de instalação da 1ª. Câmara Municipal do Município de Santo Antônio de Salinas, para o quadriênio 1883-1886:

 
(texto original)

ATA DE INSTALAÇÃO DA 1ª. CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE SALINAS

“Termo de juramento e posse aos sete vereadores da Câmara Municipal
da
Vila de Santo Antônio de Salinas

 
Aos dezenove dias do mês de janeiro de mil e oitocentos e oitenta e três do ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo, às quatro horas da tarde sob a presidência do Vereador da Câmara de Rio Pardo de Minas, Conrado Gomes Caldeira, comparecerão os Srs. Cap. Carlos Dias Torres, Tte. Donério Ferreira de Araújo, Luiz Ferreira Monteiro, Antônio dos Anjos Silva Sobrinho, Avelino Ferreira de Almeida, Honofre Valente Franco e Mudesto José da Silva, vereadores eleitos para o futuro quadriênio de mil e oitocentos e oitenta e três a mil e oitocentos e oitenta e seis, como fez certo pelo seus respectivos diplomas, e prestarão sobre o Livro dos Santos Evangelhos, o juramento com as formalidades legais, prometendo cumprir com bôa e sã consciência os deveres do cargo de vereadores, do qual tomarão posse. E de como assim dicerão, para constar lavrei este ermo. Eu, José Cândido Moreira e Souza, secretário interino desta Câmara que este fiz e subscrevi.”

Fonte: ÂNGELIS, Newton. Efemérides Riopardenses. Salinas: 1998, pág. 49.
__________
Texto de:

Roberto Carlos Morais Santiago
Enviado por Roberto Carlos Morais Santiago em 12/05/2010
Alterado em 24/04/2013
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários