Roberto Santiago
Textos e reflexões
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos



CHEVROLET LORDMASTER 1947

O caminhão Chevrolet Lordmaster 1947 é o único da primeira metade do século XX que existe na região de Salinas. Encontra-se em perfeito estado de conservação. É uma verdadeira relíquia automobilística. Tudo original e nunca foi batido. Pertence à família de Anísio Santiago (1912-2012).

Encontra-se bem guardado na fazenda Havana, zona rural do município. De vez em alguém da família dá umas voltas para aquecer o motor movido à gasolina. Faz quatro quilômetros por litro. Por onde passa desperta curiosidade nas pessoas.

Os mais velhos o olham com nostalgia lembrando dos velhos tempos em que viajavam com Anísio Santiago até Bom Jesus da Lapa - Bahia - às margens do rio São Francisco. 

Adquiriu o caminhão no ano de 1947 em sociedade com o irmão Silvio Santiago (1903-1986) e o amigo Aníbal Gonçalves das Neves (1904-1980). Importado dos Estados Unidos, ele próprio foi ao Porto do Rio de Janeiro buscar o veículo. Logo comprou a parte do irmão e do amigo e tornou-se único proprietário do veículo.

Com o caminhão Anísio Santiago comercializava a cachaça Havana na região de Salinas e sertão norte mineiro. Teve participação decisiva na divulgação da famosa cachaça. Foi utilizado para transportar cachaça de 1947 a 1985, quando aposentou o caminhão na fazenda Havana. Recentemente, passou por uma reforma completa permanecendo inalteradas as suas características originais.

Em 2007 participou da inauguração do terminal rodoviário “Anísio Santiago”. Oficialmente, foi o primeiro veículo a circular no terminal. Prêmio mais que merecido, afinal foi um dos primeiros veículos a circular na região de Salinas. É um velho remanescente de uma época pioneira de onde a modernidade chegava pelas estradas empoeiradas e esburacadas.



Em julho de 2008 foi exposto no VII Festival Mundial da Cachaça de Salinas. O stand do caminhão foi um dos mais visitados do evento. Uma verdadeira estrela. Atualmente, pertence aos filhos de Anísio Santiago que relutam em vendê-lo apesar da insistência de colecionadores em levá-lo embora a qualquer preço.

Atualmente encontra-se exposto no Museu da Cachaça de Salinas. 
Particularmente, entendo que o caminhão nunca deveria deixar a fazenda Havana. Faz parte da história da família de Anísio Santiago e da cachaça Havana que ajudou a projetar transportando em sua carroceria pelo sertão norte-mineiro. O velho Chevrolet Lordmaster 1947 é testemunha de uma época de ouro cujo pioneirismo de pessoas como Anísio Santiago com seu velho caminhão levava e trazia mercadorias, pessoas e sonhos.
__________
Autor do texto:
Roberto Carlos Morais Santiago
Enviado por Roberto Carlos Morais Santiago em 08/05/2010
Alterado em 22/09/2014
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários