CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Roberto C M Santiago
Textos e reflexões
Textos

DISTRITO DE FORTALEZA DE SALINAS

Hasteamento de bandeira na instalação da 1ª Câmara de Vereadores de Fortaleza
no dia 1º de junho de 1912. 
A banda que toca é de Salinas.
(Fonte da imagem: Abdênago Lisboa/Apolo Heringer)

Originalmente o município de Salinas já foi muito extenso em território, sendo um dos maiores da região norte-mineira. Um dos distritos mais distante de Salinas (sede) era Fortaleza de Salinas (atual município de Pedra Azul) cerca de 150 quilômetros. Foi o primeiro a se emancipar.

O processo de emancipação iniciou no dia 30 de agosto de 1911 quando da sanção da Lei Estadual nº. 556, que criou o município de Fortaleza. No dia primeiro de março de 1912 realizam-se as primeiras eleições. A instalação da 1ª Câmara de Vereadores do novo município ocorreu no dia 1º de junho de 1912 em Salinas.

Tomaram posse os eleitos: Pacífico Soares de Faria (eleito presidente da Câmara e agente executivo - cargo equivalente a prefeito atualmente),  João de Lima Pires, Hormino de Almeida, Alcebíades Antunes de Oliveira, Carlos Américo da Cunha Peixoto, João da Costa Fernandes e João da Rocha Medrado.

O povoado de Cachoeira de Pajeú também desmembra-se de Salinas e integra o território do novo município de Fortaleza na condição de distrito. Em 1943, após realização de plebiscito local, o nome do município é alterado para Pedra Azul.

__________
Texto de:
Roberto Carlos Morais Santiago
Enviado por Roberto Carlos Morais Santiago em 24/04/2013
Alterado em 15/08/2014
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Cachaça
HAVANINHA
A saga de Anísio Santiago continua!