CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Roberto C M Santiago
Textos e reflexões
Textos

O PENSAMENTO DE MAQUIAVEL CONTINUA VIVO


(Capa do livro)

 
Acabo de ler o interessantíssimo livro intitulado O Pensamento Vivo de Maquiavel, autoria do italiano Conde Carlo Sforza (tradução de Rubens Gomes de Souza), editado pela Livaria Martins Editora (no livro não consta o ano, presume-se que seja da década de 1950).

NICCOLÓ MACHIAVELLI (1469-1527), viveu 58 anos entre os séculos XV e XVI. Profundo estudioso de clássicos latinos e italianos, entrou na vida pública servindo o governo de Florença em muitos cargos e de várias maneiras, sempre recebendo a ingratidão dos governantes. Quando morreu em 1527, pobre e no ostracismo, ninguém poderia entender que sua obra literária sobreviveria nos séculos seguintes. Estamos iniciando a segunda década do século XXI e pode-se afirmar que Maquiavel continua vivo com seu pensamento simplesmente genial e atual.

Quer entender a atual política brasileira? Leia Maquiavel e vai entender como funciona o mundo da política em qualquer lugar do mundo em qualquer época. E no Brasil não é diferente. O pensamento de Maquiavel ainda permanece vivo na sua essência, pois as pessoas que estão no poder sempre procuram, historicamene, levar vantagem de alguma forma sempre colocando o povo à margem do processo. Maquiavel, em seu tempo, percebeu isso e mais, escreveu obra literária magistral monstrando ao mundo o pensamento volátil do poder. A sua obra magistral ainda permanece atual e inquietante.

Se Maquiavel fosse vivo hoje não se assustaria com o modus operandi da classe política brasileira  que, historiamente, transformou o Brasil em um dos país mais corruptos da história mundial.

Ainda bem que temos Maquiavel para nos mostrar como funciona o esquema de poder pelo poder de forma simples e cristalina. O seu notável pensamento é ligado às mais duvidosas doutrinas, controvérsias e teorias políticas e morais do nosso tempo. A política demonstra que Maquiavel ainda está vivo.
__________
Texto de:

Roberto Carlos Morais Santiago
Enviado por Roberto Carlos Morais Santiago em 02/10/2011
Alterado em 24/04/2013
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Cachaça
HAVANINHA
A saga de Anísio Santiago continua!