CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Roberto C M Santiago
Textos e reflexões
Textos


Fundação de Cultura de Salinas

SIMBOLISMOS DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO


No dia 24 de julho de 2010, a prefeitura de Salinas inaugurou reforma da tradicional praça Floriano Peixoto, tendo como epicentro o antigo prédio da cadeia velha onde atualmente está instalada a Fundação de Cultura.

O imponente prédio foi construído em 1922, primeira metade do século XX, pelo então agente executivo (prefeito) Cel. Idalino Ribeiro (1879-1973). Trata-se de um dos prédios antigos mais bem conservados da cidade histórica de Salinas que surgiu por volta de 1790, final do século XVIII, quando chegaram os primeiros moradores oriundos de Rio Pardo para exploração econômica de sal gema - produto escasso e muito valorizado naquele período - e fundaram o povoado de Santo Antônio de Salinas, cujo território pertencia ao Termo de Minas Novas do Fanado (atual município de Minas Novas).

A praça Floriano Peixoto é simbólica para a história de Salinas, pois a povoação surgiu em torno do local que fica à margem direita do rio Salinas. Com o tempo a cidade foi expandindo morro acima tendo como referência a tradicional praça que ganhou justa e merecida reforma, além de se transformar em centro irradiador da cultura salinense.

__________
Autor do texto:

Roberto Carlos Morais Santiago
Enviado por Roberto Carlos Morais Santiago em 26/07/2010
Alterado em 12/09/2013
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Cachaça
HAVANINHA
A saga de Anísio Santiago continua!